top of page

O orgulho da coleção de manchas conquistadas - Carta à Professora

Outro dia a Professora pediu que minha filha trocasse as roupas. Ao tirar uma nova blusa da Mochila, escutou as seguintes palavras:


-"Não, Não, essa aí tá toda suja, você não pode vestir esta roupa!"


No outro dia seguiu na mochila, além das mudas de roupas extras, a seguinte cartinha:


Olá querida professora,


Desculpe por nossas manchas, eu sou péssima com elas. Ou melhor, sou ótima para elas, as deixo confortáveis em nossas roupas, não as alvejo, nem esfrego, raro deixo de molho. Sou uma incorrigível otimista; sempre acredito que desaparecerão ao dançar com as amigas dentro da máquina de lavar. Mentira! Confesso que jogo 'Vanish' lá dentro, gasto fortunas com esses produtos, em pó, líquido, tudo quanto é tipo de tira manchas.


Que as manchas não me escutem, posto que são nossas amigas, mas às vezes chego a usar os dois tipos na mesma lavada! E não é que elas nem notam?! Permanecem incólumes na maioria das vezes. Eu sei, o fabricante pede para depositar um pouco do produto direto no tecido afetado, deixar agir algum tempo e só depois mandar pro samba. O pior, já tentei... Adivinha o resultado? Elas são mais teimosas que burro empacado e mais insistentes que bebê quando cisma com algum objeto!Nada adiantou, quanto esforço em vão! Até briga com o marido eu já arrumei: “Não pode botar tudo direto na máquina, tem olhar peça por peça, passar produto, esfregar” Ele é pior que mancha e seguiu do jeito dele, do jeito mais rápido.


E criança então? É só falar: - ‘Cuidado com a roupa’, que ploft, lá vai o copo de suco direto na camiseta branca! Só pulga se reproduz com mais agilidade! Assim, querida professora, exaurida eu fui vencida, e mudei de partido, mudou todo sentido.


Agora eu as adoro! Eu até as espero. Elas puxam a gente pela memória! Deflagram as brincadeiras, relembram doces momentos da nossa história. Roupas manchadas de tinta, por exemplo, tem alto status aqui em casa: elas fazem as notórias “Roupas de Artista”! Vestimos também blusas especiais de Comedores de Frutas! Mangas, goiabas e ameixas... Dos apreciadores de Sorvete, dos abraços furtivos de cachorros que correm pela grama, do barro, da uva, da corrida no parque, quando sentamos no chão, sujamos a mão, comemos macarrão, do dia que juntos cozinhamos, fizemos colagens, até já rastejamos pelo chão, brincamos ser de minhoca!


Por favor, não confunda as manchas com sujeira. Isso nos ofenderia imensamente. Nossas roupas são lavadas, perfumadas e passadas, mas as manchas teimosas estão lá, orgulhosas, contando nossa trajetória. Obrigada pela vossa compreensão <3

bottom of page