Extra Lesson® - Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf para Dificuldades de Aprendizagem
o que é
Breve contexto histórico
São recursos especiais vindos da Pedagogia Waldorf para dificuldades de aprendizagem. A Metodologia foi criando por Audrey McAllen, professora Waldorf, na Inglaterra, na década 1974 a partir dos ensinamentos de Rudolf Steiner a respeito da constituição, desenvolvimento e aprendizagem.
Extra Lesson® foi trazido para o Brasil pela pioneira Professora Maria Eugênia Obniski, Diretora da Formação em Recursos Especiais / Extra Lesson, Brasil em 2001.
​
Como funciona
​
Os programas de Extra Lesson® são feitos de modo individualizado com atendimento uma vez por semana. Percorremos durante uma época (6 semanas) exercícios motores, versos, rimas, artes manuais, pinturas, desenhos, jogos e brincadeiras quer recuperam lacunas do desenvolvimento arquetípico. Melhorando e adquirindo habilidades neuropsicomotoras e funções cognitivas. Os atendimentos são concebidos pra que sejam leves e lúdicos apoiando também a auto estima e bem estar.
para quem
programas para diversas idades
Crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos podem se beneficiar dos atendimentos de Extra Lesson®.
Crianças em processos de alfabetização difíceis, dificuldades de sequenciamento e memória, espelhamento de letras, dispraxia, discalculia, disgrafia, TDH, TEA, dislexia, e outras disfunções que atrapalham o rendimento escolar.
benefícios
Desenvolvimento de habilidades essenciais
Os programas de Extra Lesson® apoiam o desenvolvimento das capacidades tais como:
​
-
Concentração
-
Organização espacial
-
Consciência corporal
-
Integração sensorial
-
Coordenação motora
-
Força e adequação motora
-
Equilíbrio
-
Coordenação viso manual
-
Habilidades sociais
-
Melhora da auto estima
-
Processamento auditivo
-
Lateralidade
-
Dominância
-
Memória
-
Redução de ansiedade
Além do desenvolvimento das funções cognitivas, tão importantes na vida escolar.
​
Afinal, quando a criança em sua individualidade, toma posse de seu corpo integralmente, pode liberar suas forças para a aprendizagem cognitiva verdadeiramente proveitosa.